sábado, 27 de Abril de 2024  10:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-11-2010

Câmara de Ílhavo aprova orçamento de 48,3 milhões para 2011.


A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou hoje à tarde o Orçamento para 2011, que atinge um valor total de 48,3 milhões de euros. O ...

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou hoje à tarde o Orçamento para 2011, que atinge um valor total de 48,3 milhões de euros.

O documento para o próximo ano avança, assim, com uma redução das despesas de funcionamento em cerca de 9%, relativamente ao ano de 2010. Também o valor global do orçamento diminui face a 2010, em cerca de 9,5 por cento.

Poupanças justificadas com base na previsão de diminuição de receitas, tal como vincou Ribau Esteves, Presidente da Câmara de Ílhavo. "48,3 milhões é o valor total do orçamento com um valor de 31,4 milhões destinado às grandes opções do plano", sendo "inferior à do ano passado em 9,5%, tratando-se de uma aposta na redução do orçamento porque temos 300 mil euros a menos na receita devido aos cortes do orçamento de Estado e os impostos municipais também vão descer", disse Ribau Esteves. No que diz respeito ao investimento, entre as várias obras previstas estão as áreas de Qualificação e Regeneração Urbana, Educação, Cultura, Desporto e Ambiente, destacando-se as seguintes: RUCHI, com Qualificação Urbana e Ambiental do Casco Antigo de Ílhavo, construção do Centro de Investigação e Empreendedorismo e Qualificação Urbana da Avenida 25 de Abril, assim como os novos objectivos que se pretendem integrar na RUCHI da Ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo e da Casa da Música, a qualificação Urbana e Ambiental da Frente-Ria da Costa Nova na zona da Biarritz, a qualificação do Parque Escolar, (2.ª fase), tendo o Centro Escolar da Gafanha de Aquém como primeira prioridade, o edifício Sócio-Cultural e Extensão de Saúde da Costa Nova, a instalação de um relvado sintético no campo de futebol da Vista Alegr, requalificação do Pavilhão Desportivo da Gafanha do Carmo e espaço envolvente e o início de várias obras das SA’s que a que a Camara de Ílhavo pertence, destacando-se a Polis da Ria de Aveiro (com a qualificação do Caminho do Praião e instalação da Ciclovia, na Gafanha da Encarnação e na Gafanha do Carmo) e a Águas da Região de Aveiro, (com várias obras de saneamento básico em Ílhavo, na Gafanha da Nazaré e na Gafanha da Encarnação).

Nas Políticas Municipais de Educação, Acção Social, Cultura, Juventude e Turismo, o objectivo é manter uma actividade regular, rentabilizando os equipamentos existentes, com o objectivo de cumprir as funções sociais sem qualquer omissão e procurando aumentar a sua eficiência e a relação de sustentabilidade financeira dessas políticas.

José Vaz do PS mostrou-se agradado com o "esforço de contenção por parte do executivo municipal". Ainda assim levantou dúvidas "quanto às áreas em que foram feitos os cortes".

O PS disse que para aprovar o orçamento queria um “aumento significativo da verba gasta nos Acordos de Cooperação com as IPSS do Município”, duplicação de Bolsas no âmbito do Programa Municipal de Bolsas de Estágios de Trabalho e nas Bolsas de Estudo, a criação de uma nova praia marítima, a sul do parque de campismo da Costa Nova, no âmbito da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira; a execução, em conjunto com a administração da fábrica da VA, de um Plano Urbanístico para a Vista Alegre que possa confirmar o interesse cultural, social e arquitectónico de toda aquela zona, sem esquecer a sua ligação à ria, bem como as questões relacionadas com todos aqueles que habitam as casas sociais, a criação do Conselho Municipal da Juventude e o inicio imediato da implementação do Orçamento Participativo. Na votação final os documentos "passaram" com os votos a favor do PSD e os votos contra do PS.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®